Brancas: Anand, V.
Pretas: Shirov, A.
XXV SuperGM (Espanha), 02/28/2008 - ECO "B33".
Comentários: Alejandro Di Battista
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1.e4 c5
Defesa Siciliana.
2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 e5
Variante Pelikan ou Variante Lasker/Sveshnikov. Na posição das pretas, ficou fraca a casa central 'd5' e as brancas podem tirar vantagem dessa debilidade.
6.Cdb5 d6 7.Bg5 a6 8.Ca3 b5
O espanhol Shirov utiliza esta linha, que parece chamar-se 'Variante Chelyabinsk'. (8...Be6 Variante Bird.)
9.Cd5
(Conhecido é 9.Bxf6 gxf6 10.Cd5 f5 Variante Sveshnikov. 11.Bd3 Be6 12.O-O Bxd5 13.exd5 Ce7 14.c3
(Era interessante 14.Cxb5) 14...Bg7 15.Dh5 Com chances para ambos e se pode continuar com 15...e4, Dd7, Dc8, b4 ou Cxd5)
9...Be7 10.Bxf6 Bxf6 11.c3
Permitindo que o cavalo que está em 'a3' possa ir aos quadros 'c2' e 'e3'. É conveniente ter todas as peças bem colocadas.
11...Bg5
(Conhecido é: 11...Ce7 12.Cxf6+ gxf6 13.Cc2 Bb7 14.Bd3 d5 15.exd5 Dxd5 16.Ce3 De6 Há chances para ambos e se pode considerar 17.Dh5, a4 ou O-O) (Era conhecido: 11...O-O 12.Cc2 Tb8 13.Be2 Bg5 14.O-O a5 15.b4 Ce7 16.Cxe7+ Bxe7 Com chances para ambos. Pode-se jogar 17.Ce3, a4 ou bxa5.)
12.Cc2 O-O
(Outra alternativa é 12...Ce7 e vejamos como se pode continuar: 13.h4 Bh6 14.a4 bxa4 15.Ccb4 O-O 16.Dxa4 Cxd5 17.Cxd5 a5 18.Bb5 Be6 19.Bc6 Tb8 20.b4 Bxd5 21.Bxd5 axb4 22.cxb4 Db6 23.Tb1 Rh8
(É possível entregar o bispo para atacar a rei 23...Bd2+ 24.Rxd2 Dxf2+ 25.Rd3 Dg3+ 26.Rc2 Tfc8+ 27.Rb2 Dxg2+ 28.Ra1 Dd2 Há chances para ambos.) 24.O-O f5 25.Da5 Neste momento, as possibilidades de vitória são equivalentes para os dois. XXV SuperGM Morelia-Linares. Rodada:11 Leko,P (2753) - Carlsen,M (2733), em 3 de março de 2008. As brancas ganharam em 62 movimentos. (1-0))
13.a4
(Era conhecido 13.Be2 Tb8 14.O-O Be6 15.Cce3 a5 16.Dd3 Ce7 Há chances para ambos. Outras variantes eram 16...b4, 16...g6 ou 16...Axe3.)
13...bxa4 14.Txa4 a5 15.Bc4 Tb8
O xadrez é um jogo que tem várias opções.
16.b3
Neste momento, há chances para ambos. Outras opções eram: Ta2, Da1 e b4.
16...Rh8
A ideia é mover o peão à casa 'f5'.
17.Cce3 g6 18.De2 f5 19.h4
Entrega material para criar um jogo agressivo.
19...Bxe3 20.Dxe3 fxe4 21.h5 g5 22.Dxe4 Bb7 23.De3 e4
Shirov entrega um peão para ganhar a dama. Além disso, agora o cavalo preto dispõe da casa 'e5'. Um movimento no xadrez pode ter várias intenções ou ameaças. É importante ver e fazer os bons lances. (A alternativa seria continuar assim: 23...Ce7 24.Cxe7 Dxe7 25.O-O d5 26.Bd3 Bc6 27.Txa5 Txb3 28.Ta7 Tb7 29.Tfa1 com chances para ambos.)
24.O-O
Anand não cai na armadilha e melhora sua posição. O jogo pode começar no estilo posicional e terminar no estilo agressivo. (Seria um grave erro 24.Dxe4 e as pretas conseguem vantagem decisiva da seguinte maneira: 24...Te8 Como podemos ver, a dama branca está atacada, cravada e será capturada. 25.Dxe8+ Dxe8+ 26.Ce3 Vantagem decisiva das pretas.)
24...Ce5
Nesta posição, o branco está algo melhor.
25.Tfa1
Anand ataca com mais força o peão fraco de 'a5' e ameaça tomá-lo.
25...De8
Shirov responde com uma jogada agressiva, atacando o peão indefeso de 'h5'. (Podia-se jogar: 25...Cxc4 26.bxc4 Bxd5 27.cxd5 Tb2 28.Txe4 Tbxf2 29.Dd4+ Rg8 Brancas têm pequena vantagem.)
26.Txa5 Dxh5 27.Dxe4 Tbe8
A ideia é entregar o cavalo para ganhar a dama que está no centro do tabuleiro.
28.Be2
Com este movimento, também se ameaça ganhar a dama.
28...Dh4
Esta me parece uma jogada ruim, havia opções melhores. (Era possível conservar a dama para atacar: 28...Dh6 29.Dd4 Bxd5 30.Txd5 Tf4 31.Txd6 Df8 32.Dd5 Tf5 O branco está melhor e o preto ameaça entregar o cavalo para ganhar a dama branca.) (Parece que o melhor era: 28...g4 29.Dd4 Dh4 30.g3 Dh5 31.Bf1 Te6 32.Bg2 Th6 Há chances para ambos.)
29.Dxh4
No xadrez, é importante aproveitar a oportunidade para conseguir vantagem. A vantagem posicional pode dar lugar à vantagem material.
29...gxh4 30.Ce3
(30.c4 h3 31.gxh3 Cf3+ 32.Bxf3 Txf3 33.Tb5 Bxd5 34.cxd5 Txh3 35.Ta7 As brancas estão melhor.)
30...h3
Corretamente, Shirov entrega um peão para atacar o rei que está em 'g1'.
31.gxh3
O rei das brancas está algo fraco e o cavalo das pretas pode ir à casa 'f3', que é fraca.
31...Cf3+ 32.Bxf3 Txf3
Ameaçando eliminar o peão indefeso de 'h3' e atacar o rei.
33.Th5 Tg8+ 34.Rf1 Tgf8
Ataca com mais força o peão fraco de 'f2', que está cravado. A principal ameaça é ganhar o cavalo. No xadrez, a peça cravada perde força.
35.Cd1 Td3
Quer levar o bispo à casa fraca 'f3' para que faça um duplo ataque e se possa ganhar material. No xadrez, as peças atacadas estão em perigo.
36.Th4 Bf3
Ameaça ganhar o cavalo.
37.Td4 Txd4 38.cxd4 Tf4
(Outra variante é 38...Tb8 39.Tb1 Tb4 40.Ce3 Txd4 Brancas têm vantagem.)
39.Ce3 Txd4 40.Ta4 Td3 41.Tf4
Ameaça eliminar o bispo indefeso.
41...Bh5
A intenção é capturar o peão indefeso de 'b3'.
42.b4 d5 43.Rg2
(Também se pode jogar 43.Tf5 d4 44.Td5 Bg6 45.Re2 Rg7 46.Td6 Be4 47.b5 Rf7 As brancas estão melhor.)
43...Bg6 44.Cf5 Rg8
Este é um erro que conduz à derrota. (Era bom 44...Bxf5 e se pode continuar assim: 45.Txf5 Tb3 46.Txd5 Txb4 47.Tg5 h6 48.Tg4 Tb3 O branco está melhor.)
45.Ce7+
Anand faz o movimento ganhador.
45...Rg7 46.Cxg6 Rxg6 47.Tf3
Anand inteligentemente busca a troca de torres, o que lhe permite ganhar este final.
47...Td1
Shirov sabe disso e mantém sua torre no tabuleiro.
48.Tb3
Aqui, uma boa estratégia é avançar o peão livre de 'b4' até coroá-lo.
48...d4 49.Rf3 d3
(Em caso de: 49...Th1 50.Re4 d3 51.Txd3 Tb1 52.Td4 O branco tem vantagem decisiva.)
50.Re3 Th1 51.b5 Txh3+ 52.f3 Th1
(Se: 52...Th2 53.Rxd3 Tf2 54.Re3 Ta2 55.b6 Vantagem decisiva das brancas.)
53.b6 Te1+ 54.Rxd3 Te8 55.b7 Tb8 56.Re4
O plano ganhador do branco é jogar Rd5, Rc6 e Rc7 ameaçando ganhar a torre indefesa. Neste final, o rei branco pode decidir em favor das brancas.
56...h5
O branco ameaçava ganhar levando o rei a 'c7', começando por Re5! (Outra opção é 56...Rg5 e as brancas podem ganhar jogando: 57.Rd5 h5 58.Rc6 Rf4 59.Rc7 Txb7+ 60.Rxb7 h4
(60...Rg3 61.Rc6 h4 62.Rd5 h3 63.f4+ Rg2 64.Txh3 Rxh3 65.f5 O branco ganha. O rei preto está mal colocado e, se o jogo continua, o peão passado pode avançar e coroar.) 61.Tb4+ Rg3 62.Tg4+ Rh3 63.Rc6 Ganham as brancas.)
57.Rf4
As brancas têm vantagem decisiva. Shirov viu que não podia evitar a derrota e abandonou. Poderia continuar 57...h4 58.Rg4 ou 57...Rf6 58.Tb6+
1-0
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